A Corrida para o Oscar 2018 de Melhor Atriz

Na última segunda-feira (11), foram divulgados os indicados ao Globo de Ouro 2018. Nas categorias de Melhor Filme (Drama e Comédia ou Musical) destacam-se Me Chame Pelo Seu Nome, Dunkirk, A Forma da Água, The Post – A Guerra Secreta, Corra! e Lady Bird – Hora de Voar. Na quarta (13), dois dias depois da divulgação, os indicados ao SAG Awards 2018 também foram anunciados.

Sendo assim, podemos considerar largada a corrida para a 90ª edição dos Academy Awards. Uma das categorias mais habitualmente comentadas dessas premiações é a de Melhor Atriz Principal. Desta vez, segundo o site Spoiler Movies – que realiza previsões bastante assertivas das indicações ao Oscar –, cinco atrizes estão cotadas para a categoria principal de atuação feminina: Frances McDormand (Três Anúncios para um Crime), Sally Hawkins (A Forma da Água), Margot Robbie (Eu, Tonya), Saoirse Ronan (Lady Bird) e Meryl Streep (The Post).

Das cinco, apenas a veterana Streep não foi indicada ao SAG do ano que vem, sendo “substituída” por Judi Dench (Victoria e Abdul). Quanto ao Globo de Ouro, todas as cinco atrizes foram anunciadas às categorias principais. Mesmo que Streep não tenha levado aquela indicação, considerando seu histórico de “queridinha da Academia”, muito provavelmente a gigante aparecerá entre as disputantes pelo Oscar 2018 – lembrando que Meryl foi indicada 20 vezes à premiação, das quais 16 foram à Atriz Principal, e levou o prêmio três vezes.

Meryl Streep em ‘The Post’ / Divulgação

Frances McDormand foi anunciada quatro vezes como concorrente aos prêmios de atriz da Academia, tendo vencido em sua única indicação à Principal por Fargo, em 1997. Quanto à jovem de 23 anos, Saoirse Ronan, apesar da pouca idade, já é considerada veterana em Hollywood. Ronan foi indicada ao Oscar pela primeira vez aos 14 anos de idade, pelo drama Desejo e Reparação. Depois, aos 21, foi indicada novamente, pela primeira vez como Atriz Principal, por Brooklyn.

Frances McDormand em ‘Três Anúncios para um Crime’ e Saoirse Ronan em ‘Lady Bird’ / Divulgação

Já a inglesa Sally Hawkins atuou em duas dezenas de filmes, mas apenas em 2014 foi indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante, por Blue Jasmine. Se sua indicação for confirmada para o próximo Academy Awards, essa seria sua primeira nomeação por um papel principal. E, por último, mas não menos importante, temos a popular Margot Robbie. Ao contrário de suas possíveis concorrentes ao Oscar, Robbie é a única a nunca ter sido indicada a um Globo de Ouro ou SAG Awards – até agora. Com sua atuação no filme Eu, Tonya, no qual ela deu vida à real protagonista de um dos maiores escândalos esportivos da história, Margot chamou a atenção da crítica especializada, que logo tratou de especular indicações de Melhor Atriz para a jovem de 27 anos.

Sally Hawkins em ‘A Forma da Água’ e Margot Robbie em ‘Eu, Tonya’ / Divulgação

Assim como Eu, Tonya, A Forma da Água e Lady Bird têm feito bastante barulho, até mesmo aqui no Brasil. A semelhança entre os três filmes se dá apenas no protagonismo de jovens mulheres: uma patinadora rebelde dos anos 90, uma zeladora muda e sensível na década de 60, e uma adolescente confusa e sonhadora dos anos 2000. Filmes tão diferentes, mas que, com certeza, denotam muita importância para a representação feminina no cinema. Enquanto isso, Streep e McDormand demonstram toda a força de suas atuações, interpretando, respectivamente, uma jornalista disposta a trazer à tona uma verdade escondida por 30 anos e uma mãe desesperada para vingar o assassinato da filha.

Esperemos, então, pelos próximos capítulos da “saga do Oscar”, assim como pela confirmação dessas cinco maravilhas na categoria de Atriz Principal. A Forma da Água tem previsão de estreia no Brasil para 11 de janeiro, The Post para 25 de janeiro, Três Anúncios para um Crime para 8 de fevereiro, Eu, Tonya para 15 de fevereiro e Lady Bird para 5 de abril. Já a 90ª cerimônia do Oscar será realizada em 8 de março de 2018, em Los Angeles (Califórnia), e será transmitida na televisão pelo canal pago TNT.

*Texto originalmente publicado em 14/12/17

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta