Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a 26ª edição do Festival Anima Mundi acontece em São Paulo entre os dias 1 e 5 de agosto. A programação deste ano está distribuída entre o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Caixa Belas Artes, Centro Cultural São Paulo (CCSP), CINUSP e Memorial da América Latina e conta com 576 produções, de 40 países diferentes – entre curtas, longas-metragens e exibições especiais.
Em meio a tanta variedade, fizemos uma lista com cinco curtas-metragens latinos que pode te ajudar a montar sua programação para curtir o festival. Confira:
1. O HOMEM NA CAIXA (O homem na caixa, de Ale Borges, Alvaro Furloni, Guilherme Gehr/ Brasil)
Sinopse: Encarcerado há décadas numa prisão de segurança máxima, um velho mágico-escapista coloca em prática um plano de fuga perfeito, mas também muito arriscado.
No Rio, o curta recebeu os prêmios Carlos Saldanha de Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta Brasileiro pelo Júri Popular.
*Faz parte da sessão Curtas 6.
2. UM ESCURO DIA DE INJUSTIÇA (Un oscuro dia de injusticia, de Julio Azamor e Daniela Fiore / Argentina)
Sinopse: O último dia na vida do jornalista e escritor Rodolfo Walsh, que foi sequestrado e eliminado no dia 25 de março de 1977, sob a ditadura militar Argentina.
*Faz parte da sessão Panorama Internacional Doc
3. DEPOIS DO TRABALHO (Afterwork, de Luis Uson e Andres Aguilar / Equador, Espanha, Peru)
Sinopse: Será que estamos todos condenados a trabalhar e repetir as mesmas rotinas vazias todos os dias, perseguindo eternamente algo que não precisamos? Groompy está prestes a descobrir.
Depois do trabalho já concorreu a melhor curta-metragem na primeira edição do Prêmio Quirino de animação, em 2018. Os Prêmios Quirino são a primeira premiação destinada a animação ibero-americana.
*Faz parte da sessão Curtas 8
4. VOZES PELA PAZ. VÍTIMAS (Voces para la Paz. Víctimas, de Mecha Cooperativa / Venezuela
Sinopse: O Processo de paz colombiano, com foco em experiências pessoais. Jairo e sua família foram vítimas de vários crimes. Sua mãe ainda sofre de problemas mentais como consequência da violência a que foi submetida durante essa longa guerra.
*Faz parte da sessão Portfólio 2
5. GUAXUMA (Guaxuma, de Nara Normande / Brasil, França)
Sinopse: Eu e Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.
Durante o festival no Rio, Guaxuma levou o Prêmio Canal Brasil de Curtas.
*Faz parte da sessão Curtas 4
Acesse a programação completa do Anima Mundi aqui.
COMENTÁRIOS